sábado, 26 de março de 2011

Como Antigamente...

Quando Criança me lembro que meus pais vinham construir aos poucos nossa atual casa, e eu brincava e muito, com garrafa de refrigerante, tijolos e pedras... Lembro que descia uma ladeira de barro com a bunda no chão (era a maior alegria) no local onde hoje tem uma escada que liga Passarinho baixo a Passarinho Alto (divisões internas no Bairro de Passarinho). Mas A principal lembrança é de quando ia tomar banho no Rio Beberibe, minha mãe ia lavar não lembro o quê e eu ficava brincando na Água, vendo os garotos mais velhos se jogarem das árvores no rio.
 Hoje este Rio é quase inexistente, todo o esgoto da comunidade é despejado nele numa situação inaceitável! E movido por estas lembranças escrevi a seguinte poesia.

Rio Beberibe na Altura de Passarinho
Como Antigamente...
Neyl Santos/09


As crianças não se banham
Como Antigamente!
Os visitante já não vem...
Como Antigamente!
Como antigamente
A boiada já não bebe
Os peixes já não vivem
O casal já não namora
Como antigamente!
Ah... Hoje é diferente...
Sobrevivo pela graça
Jogam de tudo um pouco
Tem pneu, tem sofá
Tem garrafa tem de tudo
Até o esgoto do bairro
É jogado em minhas Águas
Me salvem! Me salvem!
Por que eu sonho com o dia
De viver...
Como Antigamente!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Bem temperada Por Gentileza

Este Texto foi escrito para uma garota que conheci pela net, nos chats da vida. 
Bem Temperada Por Gentileza
Neyl Santos/10

As borboletas voam livremente esbanjando charme, beleza e sultileza, mas fazem isso apenas por que não borboletas.

Alguns dizem ser por "vontade de Deus", outros por "Genética" e ainda há aqueles que falem de sorte (ou falta dela), Mas o fato é que cada um somos perfeitos e especiais do jeito que somos.

Gordo, magro, índio, negro, alto, baixo, cabelo liso ou Crespo... VIVA ESSA BELA DIVERSIDADE! Já pensou se fossemos todos iguais como tampa de refrigerante? Por falar em tampa, existe uma pra cada panela, pensada e feita cuidadosamente pra essa, e nós, somos ao mesmo tempo, tampa e panela pra alguém.

Mas voltando pra diversidade, infelizes dos que comungam com o conceito de beleza imposto por uma minoria, que mulher bonita é mulher magra, alta, branca, olhos azuis e cabelo liso. Mas até pra essas existem suas tampas. Embora pessoalmente não ache atraente mulher sem tempero.

Porém o que pretendo com essas linhas não é falar de meus interesses, mas sim, mostrar que somos humanos e não borboletas, que para estar satisfeito comigo, devo me respeitar e me aceitar, e não mudar o que sou. Você consegue mudar sua impressão digital? Essa mudança é muito dolorosa tanto pra nós quanto pra nossas tampas.

Somos amáveis do jeito que somos, e se as pessoas não nos amam como somos, é porque elas ainda não estão prontas para serem amadas, mas mesmo assim são proprietarias de tampas.
Façamos de nossos "defeitos", nossos Pontos fortes, e lembremos de que "A beleza está nos olhos de quem olha"
Neyl Santos
Para minha amiga "Borboleta".

quinta-feira, 24 de março de 2011

Herança

"Prova de amor maior não há, que doar a vida a seu irmão"
Homenagem a tod@s que fazem a nossa Amada PJMP

Herança
Neyl Santos/2011

Somos Herdeiros
De um tesouro maldito
Um tesouro bendito
Um tesouro Perdido
Na história Criada
Recriada e malcriada
Mas nunca apenas contada
Um tesouro escondido
Sem marca e sem xis
Mas que ele é o xis que resolve a questão.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ousamos Viver!

Esta poesia foi usada no lançamento da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, promovida pelas Pastorais das Juventudes do Brasil, no dia 28 de Novembro de 2009 no Encontro Nacional de Fé e Politica, em Ipatinga-MG


Ousamos Viver!
Neyl Santos/09

Em meio a tanta dor...
Ousamos Viver!
Em meio a tanta tristeza...
Ousamos viver!
Ousamos Viver
Ousamos Sonhar
Ousamos Amar
Ousamos Ser Jovem!
Em meio sangue que jorra
Ao estado que mata
A Mãe que chora
Ousamos Gritar!
Gritar contra a violência
Contra a morte do eu
Na pessoa do Outro
Ousamos Lutar
Ousamos Dizer
Sou contra o Extermínio
Eu ouso viver!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Dos Becos das Vilas para a JMJ


Noticias vinda do norte dão conta de que uma grande maloca jovem está sendo preparada. É a Jornada Mundial da Juventude, que pretende reunir na cidade de Madrid toda a Juventude mundial numa grande celebração da fé.

Gente de toda gente, dos mais distantes lugares, das culturas mais distintas. Gente preta, Gente branca, amarela e vermelha, todas juntas e misturadas irão fazer da capital espanhola um grande ileaô onde festejaremos a vida, a esperança em dias melhores, a esperança na terra onde corra leite e mel para tod@s, a terra de São Saruê como imaginado pelo poeta nordestino, ou o Reino de Deus que se faz segundo o evangelho de Lucas, já neste mundo.

A JMJ pretende ser um momento de aprofundamento da fé juvenil, fé que aliás, é uma característica da juventude, Que pode, deve e é manifestada das mais diferentes maneiras, Contudo continua sendo fé. Fé no Deus Pai Oleiro do Universo, Fé no irmão e companheiro Jesus carpinteiro de Jerusalém, Fé que nos leva a busca da nova terra. Jesus em sua vida inteira lutou contra toda forma de opressão e dominação de seu tempo, Morreu mostrando o caminho de entrega e serviço, e mostrou que nenhum sacrifício é em vão. E é enraizado neste projeto, edificados neste cristo, que nossa fé se faz firme para anunciar e vivenciar o amor, para denunciar os crimes do mundo pós moderno que marginaliza, explora e mata.

Eis que fui escolhido entre as Pastorais de Juventudes de Olinda e Recife para representá-las em tal momento. Estou saindo dos Becos, das vilas, das filas de emprego e de hospital, dos ônibus lotados, enfim, estou saindo do meio onde a grande maioria da juventude brasileira está. Levando comigo um anel preto na mão, uma mochila nas costas, dentro esta um triangulo, muitos sonhos amores e axé, Para cumprir mais uma etapa de minha caminhada coletiva em busca do novo céu da nova terra e do novo mar.

Desde já agradeço ao povo que está tornando minha representatividade legitima numa grande campanha financeira, e ao Deus Pai e Mãe da vida que me confiou tamanha responsabilidade.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia.