sexta-feira, 18 de março de 2011

Dos Becos das Vilas para a JMJ


Noticias vinda do norte dão conta de que uma grande maloca jovem está sendo preparada. É a Jornada Mundial da Juventude, que pretende reunir na cidade de Madrid toda a Juventude mundial numa grande celebração da fé.

Gente de toda gente, dos mais distantes lugares, das culturas mais distintas. Gente preta, Gente branca, amarela e vermelha, todas juntas e misturadas irão fazer da capital espanhola um grande ileaô onde festejaremos a vida, a esperança em dias melhores, a esperança na terra onde corra leite e mel para tod@s, a terra de São Saruê como imaginado pelo poeta nordestino, ou o Reino de Deus que se faz segundo o evangelho de Lucas, já neste mundo.

A JMJ pretende ser um momento de aprofundamento da fé juvenil, fé que aliás, é uma característica da juventude, Que pode, deve e é manifestada das mais diferentes maneiras, Contudo continua sendo fé. Fé no Deus Pai Oleiro do Universo, Fé no irmão e companheiro Jesus carpinteiro de Jerusalém, Fé que nos leva a busca da nova terra. Jesus em sua vida inteira lutou contra toda forma de opressão e dominação de seu tempo, Morreu mostrando o caminho de entrega e serviço, e mostrou que nenhum sacrifício é em vão. E é enraizado neste projeto, edificados neste cristo, que nossa fé se faz firme para anunciar e vivenciar o amor, para denunciar os crimes do mundo pós moderno que marginaliza, explora e mata.

Eis que fui escolhido entre as Pastorais de Juventudes de Olinda e Recife para representá-las em tal momento. Estou saindo dos Becos, das vilas, das filas de emprego e de hospital, dos ônibus lotados, enfim, estou saindo do meio onde a grande maioria da juventude brasileira está. Levando comigo um anel preto na mão, uma mochila nas costas, dentro esta um triangulo, muitos sonhos amores e axé, Para cumprir mais uma etapa de minha caminhada coletiva em busca do novo céu da nova terra e do novo mar.

Desde já agradeço ao povo que está tornando minha representatividade legitima numa grande campanha financeira, e ao Deus Pai e Mãe da vida que me confiou tamanha responsabilidade.

Amém, Axé, Awerê, Aleluia.

0 comentários:

Postar um comentário