domingo, 17 de abril de 2011

Carta Convite Jornada Diocesana da Juventude


Carta Convite
Jornada Diocesana da Juventude

“eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância”
(Jo 10, 10b)

Queridos Jovens, Que a Paz fruto da Justiça esteja convosco!

Vivemos numa sociedade marcada pelo medo, pela dor, pelo sentimento de insegurança, onde a cada ano milhares de jovens são assassinados por outros milhares de jovens em situação semelhantes.  O Mapa da Violência 2011 mostra que a violência é causa de 63% das mortes de jovens no País. Segundo a mesma pesquisa entre os 100 municípios (com mais de 10 mil habitantes) mais violentos do Brasil 16 são de Pernambuco, e quando olhados apenas os números entre jovens, são 18 os municípios pernambucanos. Esses números caracterizam um extermínio à juventude brasileira e em especial Pernambucana, Porém, o numero de casos de violência que acaba em assassinatos por incrível que pareça, é mínimo.
                Nós Jovens somos violentados a cada dia, seja física ou moralmente. Somos violentados nos ônibus lotados com Tarifas caras, nas filas de banco e de emprego, somos violentados com a falta de saneamento básico, falta de água encanada, Falta de moradia, falta de assistência médica, Educação sucateada. Somos violentados quando não podemos nos expressar, quando o outro não aceita nossa maneira diferente de ser.
 Na contra mão disto tudo, somos seguidores de um Cristo que em Vida lutou contra Todos os tipos de violência (como no caso da mulher adultera), falando em alto e bom som que veio “Para que todos tenham vida e a tenham em abundancia”. Somos chamados por esse Cristo a ser “Fermento e sal na massa”, dando desta forma, gosto diferente ao mundo, mudando nossa realidade de violência e morte.
 E é enraizados Neste Cristo, e firmes nesta fé, que Queremos te convidar, a participar conosco da Primeira Jornada Diocesana da Juventude, que Acontecerá no dia 01 de Maio no centro do Recife, com concentração às 8h na Praça Maciel Pinheiro. Venha conosco refletir a temática da violência no meio juvenil, venha dizer “Chega de Violência e Extermínio de Jovens” da maneira que a Juventude gosta e sabe fazer, que é com cultura e festa. Dom Fernando já confirmou presença assim como as Pastorais, Movimentos, Comunidades de Vida e diversas Congregações.

“Vamos Juntos/as Gritar, Girar o Mundo, Chega de violência e Extermínio de Jovens.”
Pe. Gisley

Neyl Santos
Secretário do Setor Juventude AOR  

0 comentários:

Postar um comentário